domingo, 19 de maio de 2013

"IRMÃO LOBO" - Carla Maia de Almeida


"IRMÃO LOBO" é o sexto livro de Carla Maia de Almeida. Ontem, no "4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil", foi possível ouvir a autora falar da sua obra. Não sabe se há-de chamar romance-juvenil, mas sabe, sem dúvida alguma, que tem uma dimensão social e política (no sentido etimológico, não partidário).
Editado pela Planeta Tangerina, considerada, faz pouco tempo, como a melhor editora a nível europeu e com belíssimas ilustrações de António Jorge Gonçalves. Este livro apresenta uma história comovente de uma família, entre o sonho e a realidade. Contada pela protagonista, ora com oito anos, ora já adolescente, sobre a desagregação familiar e económica, a amargura do mundo dos adultos...

"(...)
Quando eu tinha oito anos, o tempo eram os números vermelhos do micro-ondas, sempre a mudar e a piscar no fundo da cozinha.
O tempo era a Blanche a correr de um lado para o outro, de manhã cedo, a calçar-me os sapatos e a vestir-me o casaco, enquanto olhava para o telemóvel e dizia «já não temos tempo, não temos tempo». Então corria mais e ia deixando cair migalhas de torrada pelo chão, como na história do Hansel e Gretel. Migalhas que não iam dar a uma casa de chocolate e eram engolidas pelo aspirador, no dia seguinte.
Se fazia frio, se chovia, se fazia sol, isso também era o tempo. Casacos, botas, carapuços, luvas, cachecóis, sandálias, t-shirts, calções, tudo formas de vestir o tempo. Eu entendia, era fácil. (...)"

Esta história começou a formar-se na cabeça da autora em 2010, mas o seu contexto é tão atual, num enquadramento com a realidade que o nosso país atravessa, que até parece... 
"IRMÃO LOBO" é um livro tão BOM, de uma sensibilidade comovente, para um vasto público, que TODOS devíamos ler!...

Sem comentários: