sábado, 18 de maio de 2013

"Pinguim" - obras de António Mota


Do 4º Encontro de Literatura Infanto-Juvenil -"Palavras Para Que Vos Quero" trouxe este livro "Pinguim" do escritor António Mota*, com ilustrações de Alberto Faria e edição da Gailivro


 "(...) A meio da tarde a minha mãe encheu a velha braseira de cobre, com brasas muito vivas. Colocou-a no meio da sala, sobre um suporte de madeira, e pediu-me para lhe ler um conto. E eu fiz-lhe a vontade, muito satisfeito, porque gostava muito de ler em voz alta. Enquanto lia imaginava que estava num palco a representar, e que tinha uma multidão de gente a ouvir-me, tão atenta e tão silenciosa, que conseguia ouvir o bater apressado do meu coração.

Li uma, li duas, li várias histórias de um velho livro de contos que tínhamos em casa, e fiquei feliz por ver os olhos muito azuis de minha mãe transformados em dois pedacinhos de sol. 
(...)
Quando lia em voz alta para minha mãe, escolhia sempre os mesmos contos. Como os conhecia muito bem já sabia a voz que tinha de fazer para cada personagem.
Mas do que eu mais gostava era que o meu avô Ramiro me contasse histórias, com a sua voz serena, muito pausada. (...)"

* é, atualmente, um dos autores mais lidos e premiados da Literatura Infanto-Juvenil portuguesa, com cerca de oito dezenas de títulos publicados.
A sua vasta obra foi, em grande parte, selecionada pelo Plano Nacional de Leitura
António Mota tem tido um papel fundamental na divulgação do gosto plela leitura e pela escrita entre crianças e jovens.

 conversa com escritor António Mota

Ao início deste sábado, "Aldeia do Bem Querer" foi o tema da comunicação com António Mota, que teve como moderador Carlos Nogueira, na Biblioteca Almeida Garrett, no Porto. Nada melhor, do que saber do próprio autor, a "história" da cada livro e fazer essas "viagens" pelo seu mundo pessoal e literário.

Sem comentários: