sábado, 14 de outubro de 2017

Onde Moram as Coisas


Book Trailer - Onde Moram as Coisas.
Nesta história, mora uma casa, e nessa casa mora um menino, no menino mora um coração e, por sua vez, dentro do coração, mora o seu afecto por cães e por pássaros. É deste modo, cheio de humor, delicadeza e poesia, disfarçada nas coisas mais simples, que este livro nos lança numa viagem à (re)descoberta das coisas mais simples que vivem ao nosso lado. O texto flui como o pensamento de uma criança, tão gracioso quanto inesperado, e fala-nos sobre essa grande casa sem paredes nem tecto que é a imaginação.
Foi num dia como qualquer outro, conta o Pedro Ferrão, que a pergunta “Onde moram as coisas?” lhe entrou na cabeça, assim sem avisar nem nada. Entrou e ficou, claro. Para o Pedro, a pergunta tinha aquela simplicidade tão bonita que só as crianças sabem dar às palavras.
Marc Parchow ilustrou o livro, optando por um estilo minimalista, em que as representações simples das coisas são sublinhadas por uma palete de cores reduzida. A mancha gráfica que daí resulta pauta-se pela sobriedade e assume-se como uma fuga deliberada à exuberância de cores e pormenores que identificamos com o livro infantil. No entanto, esta opção pela contenção e pela restrição do traço e da palete, que confere às ilustrações um carácter de silhueta, acaba por dar mais liberdade e profundidade à história. “Foi assim que tentei captar o ritmo sereno do texto”, resume o Marc. E, assim, texto e imagens têm espaço para respirar na página e para falar tranquilamente ao leitor.

Texto: Pedro Ferrão
Ilustração: Marc Parchow
Edição:  Qualalbatroz 

Um livro que nos fala dos lugares onde as coisas moram, numa cadeia de associações que nos leva, afinal, a descobrir o lugar da amizade e da liberdade.

Sem comentários: